MENU 


AIR_POUSIO




RESIDÊNCIAS





︎ CHAPIM



︎ CARDO


︎ BARBEITO





ABOUT



AIR_POUSIO VEM DE UMA PERGUNTA

         POUSIO é a terra que espera, que descansa, que se prepara para uma renovação, para uma nova vida. Inspirados por este estado expectante, pensámos num projecto que reconhece a vida da terra e a tenta conhecer para poder cultivar, valorizar e dar a ver o que ela tem intrínseco.

         Assim, surge uma residência para artistas que lhes confronta com a pergunta: como pode a arte pôr-se ao serviço?



AIR_POUSIO PROPÕE UM DESAFIO
     
         Poderíamos fazê-la de outra forma, dando já como adquirido de que a arte é um serviço à humanidade por excelência (resta tentar perceber o que a arte é), poderíamos perguntar como pode o artista pôr-se ao serviço? E assim, não falamos de uma arte que cumpre um objectivo ou que procura cumpri-lo, mas que inquire de si mesma e de quão próxima está do encontro com a realidade de quem a produz. Há artistas que falam na primeira pessoa do singular, há outros que se dirigem à segunda e outros ainda na terceira pessoa.

         Nós queremos desafiar os artistas a tentar abordar o seu trabalho, durante um mês de residência, na primeira pessoa do plural, NÓS.



AIR_POUSIO, UMA REDE E UM NETWORKING  

         Para isso formámos esta rede de residências POUSIO - uma rede multidisciplinar ( reunindo artistas de Artes Visuais, Literatura, Artes Performativas, Música e Audiovisuais) que procura ter como lugar pequenas comunidades no interior de Portugal - que habitam uma terra ameaçada pela desertificação, pela crise demográfica e pela extinção da sua cultura.

         Procurando estabelecer o contacto entre artistas e comunidade através da acção social, potenciando relações de confiança e bem-estar, as residências POUSIO contribuem não só para uma partilha e abertura transgeracional destas comunidades mas para uma renovação cultural e social, rescrevendo memórias e criando novas.



AIR_POUSIO, CULTURA E COMUNIDADE

         A Pousio é um programa que pretende percorrer as diversas regiões de Portugal, com o objetivo de, através das relações formadas durante a residência, criar expressões artísticas de vários meios; o nosso objectivo é conhecer várias terras de cada região do país - a sua população, cultura, geografia, costumes, artesanato, etc. - e que estas trocas culturais nos impulsionem a desenvolver processos e criar objectos artísticos ou a desenvolver ideias.

         Queremos também que as localidades que conseguirmos alcançar, ganhem ânimo em contar a sua própria história e cultura, com as suas próprias palavras. É, por isto mesmo, um trabalho conjunto, tanto dos residentes mas destes com as comunidades.



AIR_POUSIO PROCURA SEMPRE COMUNIDADES E PARCEIROS

         Cada acção com cada comunidade é diferente, cada residência em cada terra será diferente. A possibilidade de propor workshops, concertos, conversas, tertúlias ou qualquer actividade que a envolva depende da disponibilidade da mesma em acolher esta novidade, que pretende sobretudo absorver.

         Criar parcerias e relações com instituições/organizações importantes, com impacto, nestas localidades de pouca densidade demográfica, é necessário e beneficial. É crucial estabelecer pontes seguras que troquem informação, por um lado essencial à proposta de actividade dos artistas com a comunidade (ou do que é importante dar-lhes a conhecer) e por outro lado para a entidade parceira promover e reconhecer o que na residência pode ser desenvolvido com a mesma e através da mesma.