Bonecreiro


A Bonecreiro é uma residência artística que nasceu de uma parceria entre o Museu de Olaria de Barcelos e a Pousio — Arte e Cultura. Este é um projeto/espaço de criação e experimentação interdisciplinar para artistas emergentes que visou fortalecer e dinamizar a produção em torno do artesanato e as práticas artísticas locais de Barcelos.

    A Bonecreiro procurou promover a pesquisa, o trabalho artístico e a partilha do mesmo, desenvolvido no atelier de diversos artesãos de Barcelos, com os quais os artistas residentes tiveram a oportunidade de pensar, intervir, criar ou documentar o seu processo de criação. Esta residência teve, assim, como objetivo abrir o diálogo com a comunidade do Município de Barcelos que está ligada a valores tradicionais únicos, intrinsecamente conectados com a dimensão social e popular, que continua a influenciar muito a comunidade e os seus costumes.

    Barcelos é um concelho minhoto com um património cultural e monumental que é indissociável da sua história secular. Apesar de ser um dos concelhos mais empregadores em Portugal na indústria de transformação, nomeadamente no têxtil, Barcelos é também detentor de referências idêntitárias nacionais, como o Galo de Barcelos, a ceramista Rosa Ramalho e o artesanato.

    Entre maio e junho, instalámo-nos nestas terras banhadas pelo Cávado, para conviver e descobrir estas histórias tão visíveis nos seus pormenores arquitetónicos e nas pessoas que as habitam.

   Brevemente apresentaremos o resultado da residência numa exposição no Museu de Olaria de Barcelos.





Alberto Berruto

Auréline Caltagirone

Carolina Garfo

Fábio Araújo

Francesco Caruso

José Sottomayor

Laura Monteiro

Maria Luísa Ramires