Bonecreiro



A Bonecreiro é uma residência artística que nasce de uma parceria entre o Museu de Olaria de Barcelos e a Pousio — Arte e Cultura. Este é projeto/espaço de criação, produção e experimentação interdisciplinar para artistas emergentes que visa fortalecer e dinamizar o artesanato e as práticas artísticas e locais.

    A Bonecreiro quer promover a pesquisa, a produção artística e a partilha do respetivo trabalho desenvolvido no atelier de diversos artesãos. Os artistas residentes terão a oportunidade de pensar, intervir, criar ou documentar o processo de criação em conjunto com os artistas locais. Esta residência tem como objetivo abrir o diálogo com a comunidade do Município de Barcelos que está ligada a valores tradicionais únicos. Estes valores estão intrinsecamente conectados com a dimensão social e popular, que continua a influenciar muito a terra e os seus costumes.

    Barcelos é um concelho minhoto com um património cultural e monumental que é indissociável da sua história secular. Apesar de ser um dos concelhos mais empregadores em Portugal na indútria de transformação, nomeadamente no têxtil, Barcelos é detentor de referências idêntitárias nacionais como o Galo de Barcelos, a ceramista Rosa Ramalho e o artesanato. Queremos instalar-nos por um mês nestas terras banhadas pelo Cávado, conviver e descobrir estas histórias tão visíveis nos pormenores arquitetónicos e nas gentes que as habitam.


Alberto Berruto

Auréline Caltagirone

Carolina Garfo

Fábio Araújo

Francesco Carus

José Sottomayor

Laura Monteiro

Maria Luísa Ramires