BARBEITO

~ Barbeito é o primeiro lavor da terra; é o acto de sulcar pela primeira vez o solo. ~
air_POUSIO



Cachopo



Dá-se o nome de Barbeito, à primeira intervenção no terreno que está em pousio. É tal e qual a intenção e o nome que damos a esta 1ª edição da air_POUSIO realizada na freguesia de Cachopo, no concelho de Tavira, Algarve.

Cachopo é a terceira maior freguesia do Algarve e detem várias riquezas que podem ser visitadas. O seu núcleo museológico mostra-nos a cultura da terra através dos tempos e o Centro Paroquial tem vindo a dinamizar e a assistir a população que se mostra envelhecida, dispersa e isolada, enfrentando uma profunda crise demográfica, comum nas regiões mais interiores do país, contando com 600 habitantes. Quisemos conhecer mais da terra conhecida pelas suas "portas abertas", pelos seus diversos ofícios artesanais, cantares e histórias, convivendo com a mesma, inseridos no seu dia-a-dia. 

Dos montes algarvios da Serra do Caldeirão, entre vestígios arqueológicos, o Retiro dos Caçadores, o Centro Paroquial, os montes circundantes, os nossos artistas residentes puseram-se ao trabalho e muito nos contam deste local e desta gente.

Desta residência resultaram duas exposições. Uma em Cachopo, na Escola primária, e outra em Lisboa, na Casa-Museu Medeiros e Almeida.