Distância

Exposição Digital



Sala 400 pessoas



Duarte Rosado sj e 
Nuno Branco sj






// Duarte Rosado sj e Nuno Branco sj são ambos padres jesuítas que criaram esta obra conjunta, que, na verdade, não é tanto algo que ficou materialmente no papel e no som, mas foi algo que aconteceu.


// Obra conjunta que procura congregar a audição e a visão, o som e a imagem, a música e as artes plásticas. Por esta razão, é um vídeo. No dia 23 de Março de 2019, no final do encontro “Fé e Cultura”, realizado pelo Centro Universitário Manuel da Nóbrega, da Companhia de Jesus, diante de cerca 400 pessoas, os padres jesuítas Nuno Branco e Duarte Rosado puseram em acto aquilo que o vídeo mostra.

Enquanto o Duarte cantava esta canção, cuja letra é tirada do livro do profeta Isaías, no capítulo 58, o Nuno desenhava o que no vídeo se vê. Por sua vez, esta imagem era projectada em tempo real na tela do auditório. O centro desta obra é o texto. Curiosamente, o texto é exactamente aquilo que não se vê nem se ouve como texto, mas como música e como desenho. É um texto desenhado e cantado.

Esta obra pretende encurtar a distância entre a pessoa e o texto do profeta Isaías. É uma forma de embrulhar o texto e de o oferecer para que se torne mais próximo a quem o escuta e a quem o vê. Tem esta pretensão enorme de ser uma ajuda à oração e, por isso, de encurtar a distância entre o Homem e Deus, entre a criatura e o Criador.

Nota: o áudio não corresponde ao que foi cantado no dia, mas é a versão de estúdio.