Comer engorda

50 x 25 cm


Fotocópia a preto e branco sobre papel de escritório vermelho.
21x19



Dimensões variadas
Mochila, acrílico sobre gesso







STATEMENT

A redução dos elementos pictóricos ao nível dos factos perceptivos imediatos foi uma necessidade real no processo crítico da pintura moderna, e está ligado com o problema da representação da natureza à evolução dessa arte para uma linguagem nova, independente, sem alusão à aparência do mundo. É com Mondrian que o problema é posto em toda a sua evidência: a representação do mundo é reduzida a linhas e planos de cores puras, porém, enquanto para Mondrian e seus colegas aquelas formas geométricas eram na verdade símbolos (referência a uma arte abstrata), já na arte concreta elas tornam-se factos físicos, matéria. O problema da representação assim se agrava, por que a redução das formas e cores naturais a simples veículos da dinâmica visual não é suficiente para a estruturação de uma linguagem artística, pelo contrário, limita excessivamente o campo de expressão do artista e torna as obras apenas variações do mesmo problema. Proponho então um novo caminho a seguir-se, levar adiante a crítica da linguagem visual e levantar uma nova proposta: a forma deixar de desempenhar o papel de figura, para se tornar forma-objeto. O jogo figura-fundo não é mais ilustrado, se dá através de percepções físicas, mais que meramente visuais. A forma é objetiva e a representação da forma é encontrada ao mesmo tempo que a própria forma.

- André Costa


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