sobre



    _missão
    _equipa
    _parceiros




    sobre_missão


A POUSIO - Arte e Cultura é uma associação que surgiu para dar resposta à necessidade da criação de novos contextos de produção artística. Liga produtores culturais nacionais - artistas, curadores, museólogos e investigadores - a comunidades social ou culturalmente isoladas no país.
Propondo várias formas de contacto, a POUSIO tem como objetivo:


Evidenciar a importância da arte e da cultura como instrumentos de novas soluções sociais;
Incentivar a produção artística desafiando-a a conhecer novas realidades, a abrir diálogo com novas comunidades e artistas, a expor a sua experiência;
Promover a troca de conhecimento;
Criar uma cultura de serviço — uma cultura que  crie novos acessos.



    sobre_manifesto


Associação criada em 2019, surgiu com a necessidade de dar resposta a um fluxo criativo que procura um lugar diferente por onde se materializar. É uma associação para a cultura, para o lugar e para a pessoa. Projetando diferentes projetos culturais, a POUSIO encontra como o seu denominador comum o fator social.
        Ligando a ação cultural com a ação social, através das várias disciplinas artísticas; ligando os artistas, uns com os outros, e as suas práticas, a POUSIO é um lugar de encontro sem sede - toma como residência o serviço, onde quer que esse possa ser. A principal pergunta a que procura responder é: como pode a arte pôr-se ao serviço?

        Para responder a esta questão, aproveitando a pulsão criativa cada vez mais sonora e real na cultura portuguesa, a POUSIO começou por desenvolver um projeto de residências, cuja primeira edição nomeou como Barbeito (primeira intervenção num terreno em pousio).

        As artist-in-residence POUSIO (air_POUSIO) são um desafio lançado à comunidade de artistas para que possam conhecer a cultura e a gente das terras em risco de desertificação em Portugal, colaborando com as comunidades locais para a preservação e reinvenção de memórias.

        Outros projetos culturais sejam exposições, conversas, performances, edições, e temporadas criativas, surgem como a confirmação do interesse que estes valores-base suscitam.

        Inspirada no ato de trabalhar a terra, a associação deu a si própria o nome de Pousio, como a terra que espera e que descansa, a terra que se prepara com um novo fôlego para uma vida renovada, re-aproveitada. Assim, a associação pretende ir ao encontro de todo o território por explorar e redescobrir, seja ele o geográfico, o cultural e/ou o social.


    sobre_equipa



Administração




Cultura

Francisca Gigante
João Massano
João Motta Guedes
José Sottomayor
Mafalda d’Oliveira Martins
Mariana Malheiro
Maria Luísa Capela



Social

Joana Varella Cid
Francisco Granja de Almeida
Luísa Ramirez (Zizi Ramirez)
Maria do Carmo la Cerda
Mariana Vaz
Martim de Mesquita Guimarães



Comunicação

Bernardo Peixoto
Diana Maria d’Orey
Madalena Cardoso Pinto
Margarida Nogueira



Gestão

António Morais Leitão
Maria Ana Duarte



Equipa Legal

Gonçalo Veloso
João Ascenso
Maria Inês Serrazina




    sobre_parceiros


~ instituições a que estamos gratos.


©️ POUSIO - Arte e Cultura, Associação