As incógnitas frustrações, 2019
Vídeo a cores | Coloured video 1’17”
Texto de Nina Pontes (avó do autor) | Text by Nina Pontes (the artist’s grandmother)



THE TOUCH AS COMFORT
— O TOQUE COMO CONFORTO

Incógnitas frustrações revela uma ligação muito forte e direta com o toque num momento de consolo, através deste movimento carinhoso que nos é tão familiar de arrastar a mão sobre uma parte do corpo,
em sinal de apaziguamento. Enquanto se ouve um poema (da autoria de Nina Pontes, avó do Martim), rapidamente se constrói uma narrativa associada a um amor perdido, ao mesmo tempo em que o acto de rapar o cabelo exige este gesto reconfortante na cabeça.

Incógnitas Frustrações reveals a very strong and direct connection with the touch in a moment of reassurance, through this loving movement that is so familiar to us as dragging a hand over a part of the body, as a sign of appeasement. As we listen to the poem (written by Nina Pontes, Martim's grandmother), a narrative associated with a lost love is quickly constructed, while the act of shaving the hair requires this comforting gesture on the head.

“Perdoa-me, perdoa-me,
pois não te quero perder,
– mas o perdão que te peço,
que até sei que não mereço,
não é só para me sentir,
incapaz de te trair,
não é só para me perdoares,
é também para aceitares,
este maldito costume que tenho,
e que não me larga,
e que nos dá tanta carga,
e que me manda trair,
a quem não devo ferir.”
excerto do poema “Incógnitas Frustrações” de Nina Pontes

“O poema fala dum momento catártico – uma purificação, um recomeço, um acto de loucura, mas também de auto-consolação, especialmente naquele momento decisivo de tentar remediar uma relação de amor. Também sinto que o próprio tom do poema é uma busca de toque da outra pessoa – de voltar a ter intimidade com a pessoa que se ama mas que se perdeu.”
— Martim Mesquita Guimarães



+ INFO DO ARTISTA


| A EXTENSÃO DO TOQUE — THE EXTENSION OF TOUCH | curated by CAROLINA FONTES | design by RITA NUNCIO | Digital Group Show