A paz, tensa, dos músculos, 2020
video, 4’22”
Still do vídeo
Still from the video A paz, tensa, dos músculos, 2020
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THE TOUCH AS TIME MACHINE
— O TOQUE COMO MÁQUINA DO TEMPO
A Paz, tensa, dos músculos é um vídeo que reproduz um rebobinador, ferramenta fulcral utilizada nos anos 80/90 para rever cassetes VHS, onde constam duas imagens originalmente extraídas de uma enciclopédia de animais dos anos 1970 - um gorila e uma ilustração da palavra tédio. O movimento do rebobinador é, justamente, ativado pelo toque intencional. Neste caso, o toque tem o poder de nos transportar para o passado com o botão de rewind (voltar atrás), de suspender a imagem (stop) e de avançar com o fast forward (andar para a frente). A imagem parada é figurativa, enquanto que em movimento é abstrata - um paradoxo do princípio da imagem em movimento, ao qual a tecnologia nos habituou. O contexto desta obra associa-se ao universo do jardim zoológico e ao significado que foi lhe foi atribuído a medida que as sociedades evoluíram. A Paz tensa dos músculos fala da tensão física de um animal, porque o seu corpo está estagnado e limitado pela jaula, que provoca a paz, por sua vez associada à morte.
A Paz, tensa, dos músculos is a video that reproduces a rewinder, a key tool used in the 80s and 90s to review VHS tapes, containing two images originally extracted from an encyclopedia of animals from the 1970s - a gorilla and an illustration of the word ‘tédio’ (boredom). The rewinder movement is precisely activated by intentional touch. In this case, the touch has the power to transport us to the past with the rewind button, to suspend the image (stop) and to advance with fast forward. The still image is figurative, whilst moving is abstract - a paradox to the principle of moving image, to which technology got us used to. The context of this work is associated with the universe of the zoo and the meaning that is attributed to it as societies evolved. ‘A Paz, tensa, dos músculos’ speaks of the physical tension of an animal, because its body is stagnant and limited by the cage, which causes peace (paz), associated with death.
“Hoje, em casa, todos nos sentimos ‘enjaulados’, uns com privilégios e jaulas onde nada falta, a maioria em jaulas precárias. Penso que esta ‘paz, tensa, dos músculos’ que Rilke caracteriza na vida de um animal de exibição, esteja a ser experienciada por grande parte do mundo em quarentena. A comparação entre a vida de um animal enjaulado e a vida contemporânea de uma pessoa não podia ser tão experimental como está a ser. Por isso penso que todos estes elementos possam ser tangíveis.”
— Francisco Trêpa
+ INFO ABOUT THE ARTIST
— O TOQUE COMO MÁQUINA DO TEMPO
A Paz, tensa, dos músculos é um vídeo que reproduz um rebobinador, ferramenta fulcral utilizada nos anos 80/90 para rever cassetes VHS, onde constam duas imagens originalmente extraídas de uma enciclopédia de animais dos anos 1970 - um gorila e uma ilustração da palavra tédio. O movimento do rebobinador é, justamente, ativado pelo toque intencional. Neste caso, o toque tem o poder de nos transportar para o passado com o botão de rewind (voltar atrás), de suspender a imagem (stop) e de avançar com o fast forward (andar para a frente). A imagem parada é figurativa, enquanto que em movimento é abstrata - um paradoxo do princípio da imagem em movimento, ao qual a tecnologia nos habituou. O contexto desta obra associa-se ao universo do jardim zoológico e ao significado que foi lhe foi atribuído a medida que as sociedades evoluíram. A Paz tensa dos músculos fala da tensão física de um animal, porque o seu corpo está estagnado e limitado pela jaula, que provoca a paz, por sua vez associada à morte.
A Paz, tensa, dos músculos is a video that reproduces a rewinder, a key tool used in the 80s and 90s to review VHS tapes, containing two images originally extracted from an encyclopedia of animals from the 1970s - a gorilla and an illustration of the word ‘tédio’ (boredom). The rewinder movement is precisely activated by intentional touch. In this case, the touch has the power to transport us to the past with the rewind button, to suspend the image (stop) and to advance with fast forward. The still image is figurative, whilst moving is abstract - a paradox to the principle of moving image, to which technology got us used to. The context of this work is associated with the universe of the zoo and the meaning that is attributed to it as societies evolved. ‘A Paz, tensa, dos músculos’ speaks of the physical tension of an animal, because its body is stagnant and limited by the cage, which causes peace (paz), associated with death.
“Hoje, em casa, todos nos sentimos ‘enjaulados’, uns com privilégios e jaulas onde nada falta, a maioria em jaulas precárias. Penso que esta ‘paz, tensa, dos músculos’ que Rilke caracteriza na vida de um animal de exibição, esteja a ser experienciada por grande parte do mundo em quarentena. A comparação entre a vida de um animal enjaulado e a vida contemporânea de uma pessoa não podia ser tão experimental como está a ser. Por isso penso que todos estes elementos possam ser tangíveis.”
— Francisco Trêpa
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| A EXTENSÃO DO TOQUE — THE EXTENSION OF TOUCH | curated by CAROLINA FONTES | design by RITA NUNCIO | Digital Group Show